sage-friedman-HS5CLnQbCOc-unsplash.jpg

Onde estamos?

Entender melhor

nossa sociedade

para melhor se situar

Apresentação

Onde estamos? É uma pergunta que se faz quando somos testemunhas de situações ou fenômenos desafiadores para nossa compreensão, nosso entendimento do que está acontecendo na nossa sociedade, no mundo de forma geral.

Metodologia

A partir de uma tipologia sociológica, sintetizamos a grande diversidade de sociedades humanas passadas e presentes (sociedades tradicionais, sociedades modernas e sociedades híper ou pós-modernas). Com essa ferramenta, torna-se possível identificar algumas grandes características destas sociedades e ver como estas evoluem: a relação ao tempo, à família, à religião, à questão do desejo, às relações sociais, a relação indivíduo / sociedade, o sujeito num mundo global, etc. 

Essa tipologia serve de base de discussão para que cada um.a possa se situar no contexto da modernidade tardia veloz e híperconectada, possibilitando uma reflexão sobre a experiência subjetiva do tempo, a perda potencial de sentido e sua busca, os paradoxos do individualismo contemporâneo.

Além da tipologia que serve de fotografia da situação atual, procuramos entender algumas raízes históricas da nossa condição atual que, de certa forma, é única na história da humanidade. 

Alternamos momentos de reflexão, de silêncio, de troca e de conversa, numa atmosfera agradável e amigável. Caminhamos juntos com o cuidado devido por se tratar de assuntos importantes e complexos.